Pular para o conteúdo principal

#RS HISTÓRIA DO I.E. EDUCAÇÃO ASSIS CHATEAUBRIAND


HISTÓRIA DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO
No final do ano letivo de 2006, em reunião com todo corpo docente da Escola e equipe diretiva, várias sugestões de atividades e projetos surgiram. Entre elas a de realizar trabalhos alusivos ao aniversário da Escola, que se realiza já nos primeiros dias letivos do ano. Esta idéia foi contemplada no calendário escolar deste ano de 2007.
Contando com a participação e entusiasmo da turma NE21, módulos de magistério, turno da noite, iniciamos nossos trabalhos de investigação histórica justamente no dia do aniversário da Escola , digo seis de março de 2007, acreditando que plantar a semente da investigação é papel do professor de história já que esta se constitui em ponto de partida para o conhecimento e compreensão da realidade.

Para aprender a aprender é relevante que os alunos estejam capacitados a desenvolverem pesquisa. Possibilitando ao aluno tornar-se sujeito do seu processo de construção do conhecimento. É papel do professor mediador orientar seus alunos a elaborar seus textos a partir das informações coletadas na pesquisa e também considerando seus conhecimentos e experiências anteriores. Esta etapa é de extrema importância já que é por meio das palavras que o pensamento passa a existir.

Depois de já ter pesquisado e organizado o material coletado o aluno passa à elaboração do seu texto e a construção de sua homepage juntamente com seu colega no laboratório de informática, utilizando-se de Softwares como Word, Front Page, PowerPoint, Paint, a rede interna do laboratório de informática . Também estamos produzindo um filme documentário, utilizando o programa Movie Marke. Também esta planejado uma exposição de camisetas e uniformes antigos da Escola. Com sua exposição prevista para o dia dois de abril, data de encerramento e apresentação dos trabalhos.

Histórico da Escola
O I.E.E. Assis Chateaubriand surgiu em função de dois motivos. Primeiramente da necessidade de criar uma escola que atendesse aos familiares dos funcionários da Aços Finos Piratini. A vila residencial Aços Finos Piratini foi criada para abrigar os profissionais que vieram para Charqueadas, a fim de realizar a montagem das máquinas.Depois as casas foram vendidas para os funcionários da Empresa com financiamento pelo BNH (Banco Nacional de Habitação).
            Em segundo lugar, porque naquela época havia uma Lei que dizia que toda a vila com casas financiadas pelo BNH  era obrigatório ter uma Escola Estadual, portanto tornou-se necessário a criação desta escola. Assim, em 1977 iniciaram-se várias reuniões preliminares com pessoas da comunidade e da 12ª. Delegacia de Educação, a fim de organizar a criação do 1º. e de um 2º .Grau, já que em Charqueadas, então pertencente ao município de São Jerônimo, não possuía ainda 2º  Grau Estadual. As datas destas reuniões foram:19 de janeiro, 28 de janeiro, 17 de fevereiro, 9 de agosto e 30 de agosto de referido ano.
FILME CONTANDO A HISTÓRIA DA ESCOLA

            O prédio escolar foi entregue para a comunidade em março de 1978. A Escola iniciou com o nome de Escola Estadual de 1ª a 6ª série do 1º grau. Já a criação da Escola Estadual de 2º Grau de Charqueadas aconteceu em 1975.         O Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand foi criado em 06/03/1978 pelo então Secretário de educação do Estado Airton dos Santos Vargas e pelo delegado de educação da 12ª DE, Ivan Alcides Dias.
            De janeiro a março de 1978, a Diretora, professora Sulani Meirelles dos Santos Barcelos e a Supervisora, professora Vera Maria Lopes Castilhos, receberam a inscrição dos futuros alunos da Escola, numa sala emprestada pela Aços Finos Piratini, no Centro Comercial da Vila Piratini. A professora testemunha dos primeiros tempos do Assis, Vera Maria Lopes Castilhos, permanece em atividade na Escola.
Segundo depoimento da professora Vera Castilhos, concedido em entrevista a aluna Elisane Gonçalves dos Santos, o nome da Escola, na época da sua fundação, não foi escolhido por ninguém da comunidade, e sim uma determinação da Secretária de Educação. 
            Em 21 de março de 1978, passou a funcionar o 2° grau de na Habilitação de Desenhista Mecânico. A Escola passou então a ter mais um nome: Escola de 2° grau de Charqueadas. Em 1980 a Escola já contava com todas as séries do 1º grau, isto é, de 1ª a 8ª séries e as três séries do curso de Desenhista Mecânico, acontecendo assim, a primeira formatura. Em 03 de agosto de 1981, foi criado o Curso de Auxiliar de Laboratório Análises Químicas que, em 1996, foi substituído pelo Curso Técnico em Química.  Em 1985, foi criado o Curso de Magistério e, em 1995, o curso de Magistério foi ampliado para quatro anos e mais seis meses de estágio. Em 1988, foi a fez de ser criado o Curso de Preparação Para o Trabalho (PPT).Em 21 de setembro de 2000, a escola passou a ser denominada Instituto Estadual de Educação Assis Chateaubriand.

As alunas Taine Menezes Vurdel e Lisiane de Lima, da turma NE 21, entrevistaram a professora Magda Wirwalski que falou sobre a introdução e importância do curso de Magistério e do Laboratório de Informática.
A Escola é localizada no município de Charqueadas, situada no bairro Aços Finos Piratini. Cuja localização em relação à cidade é distante dos demais bairros e do próprio centro da cidade, portanto se torna de difícil acesso aos alunos que se deslocam dos mais variados pontos do município. Consciente das dificuldades, a Escola busca um novo caminho para que realmente tenhamos uma Educação integral, participativa e crítica, fazendo-se necessário a contribuição de empresas, através de parceria, onde se possa desenvolver projetos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv

MANOELA: O AMOR GAÚCHO DE GARIBALDI

HISTORIADORA ELMA SANT'ANA Manuela de Paula Ferreira, imagem do século XIX Em Camaquã, na Estância da Barra de Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, vivia Manoela com seus familiares. Vieram de Pelotas, que estava ocupada pelos imperiais.  Manoela se enamorou perdidamente por Garibaldi, mas ela era destinada a um filho do comandante Farroupilha. Entre Manoela e Giuseppe – que ela chamava de José – houve um castro romance. O próprio Garibaldi, em suas memorias, escreveu “uma delas, Manoela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do Presidente.  A Guerra dos Farrapos continua e uma nova missão – que o levaria até Anita, muda os planos do italiano e o amor pro Manoela. A ordem recebida por Garibaldi, chefe da Marinha Rio-Grandense, era difícil de ser cumprida: “Apoiar com seus lanchões as forças de David Canabarro incumbida de tomar Laguna, a fim de ali estabelecer um porto, havia

GRANJA CAROLA

  Granja Carola / Iesa Alunas: Patrícia e Tatiane A Granja Carola possui uma longa história, remontando a um período em que suas terras haviam sido abandonadas por seus antigos proprietários. Anteriormente, nesta região, eram comercializados queijos, iogurtes e a nata, que desfrutavam de grande sucesso. Conta-se que o proprietário da época obteve tanto lucro que enriqueceu e decidiu deixar a propriedade, não mais demonstrando interesse por essas terras. Foi então que nossos patrões chegaram, estabeleceram-se aqui e entraram em disputa legal pela posse das terras, aparentemente obtendo sucesso nessa empreitada. Granja Carola Atualmente, a Granja Carola é dedicada ao cultivo de arroz, mas há planos para o futuro de construir uma fábrica e um porto de navegação. A ideia é fabricar navios e gerar empregos para uma considerável parcela da população. Já existe uma placa informativa na entrada das terras, indicando esses projetos. A iniciativa trará inúmeros benefícios para nossa cidad