Para ver mais sobre o período da mineração clicar no linck abaixo: http://charqueadashistoriatudo.vilabol.uol.com.br/principalmineracao.html
Mineração do Carvão em Charqueadas
Em 1882,a Companhia Mineradora comprou terras e transferiu a via férrea e o porto de embarque para Charqueadas, onde foi construído um lavador, uma fábrica de “briquettes” e um estaleiro. O carvão, extraído em Arroio dos Ratos, era transportado até Charqueadas em trens. Depois em Charqueadas o carvão era embarcado em chatas puxadas por rebocadores e transportado até Porto Alegre e Rio Grande.
Em 1954 foi iniciada a abertura e montagem do Poço da Octávio Reis. No ano de 1956 o carvão começou a ser extraído de uma profundidade de 300 metros . O primeiro equipamento completo foi importado da Alemanha. Para aquela época, o equipamento era moderno e a mina podia ser comparada as maiores produtoras mundiais de carvão.
Entretanto, os acidentes nas minas eram freqüentes, uma das causas era a precariedade dos túneis. Mas cito dois acidentes que considero marcante que foram: Queda do elevador de serviço no poço de ventilação no dia 29.01.1978, com três vitimas fatais; Incêndio de uma correia na galeria N10 no dia 12.12.1980, com cinco vitimas fatais.
Em conseqüência de muitas arbitrariedades, greves aconteceram, e uma delas foi a de 1988 que durou 36 dias. Os lideres sindicais eram: Jorge Luis Hausen Brandão, Luis Castro Gaiga Ariza, Aldemir Rodrigues Pereira, José Fransisco de Marins( esporinha), José Fransisco Roger de Araújo.
Para ver mais sobre o período da mineração clicar no linck abaixo: