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Projeto


HISTÓRIAS DE CHARQUEADAS
SEUS SUJEITOS E SEUS OLHARES
 


Professor: José Edimilson Kober


Charqueadas, RS - 2010

1- Tema:
Histórias de Charqueadas
Seus sujeitos e seus olhares

Fundamentalmente, o compromisso do educador é ajudar a que educandos aprendam a pensar, a refletir, adquiram estruturas mentais e aprendam os conceitos básicos daquela área de conhecimento (história) , até porque, como sabemos, os conhecimentos se desenvolvem cada dia, sendo impossível a apreensão de todo saber na escola, o que reforça a perspectiva de capacitação em estruturas de pensamento que permitirá a aprendizagem autônoma, a pesquisa. ( VASCONCELLOS.1997.p.106)



2- Problema da pesquisa:

Sendo o charqueadense sujeito que prática e sofre a ação no processo histórico. Estando este inserido na história e tendo dela seus olhares particulares. Dada a subjetividade e gama imensa de sujeitos e seus olhares. Como procurar resgatar tantos e diversos olhares, identificando e respeitando a diversidade, procurando valorizar as memórias populares e objetivando a inclusão social de quem nunca tinha sido escutado. E ainda refletir sobre o processo de construção da identidade “do ser charqueadense” no recorte da história local.






3- Hipótese:

Para responder a pergunta formulada, parte-se da seguinte hipótese:
       O grupo de alunos e professores pesquisadores que buscam resgatar a história de Charqueadas entram em contato com aqueles que foram e com os que são agentes da história local. O contato direto com a comunidade ira valorizar a memória popular e contribuir para o re-pensar olhares da história local. Tratando com respeito às recordações e publicando estas na internet pensamos estar contribuindo para a inclusão social e na história do município. Participando e contribuindo para o resgate da história do município, cada aluno, entrevistados, colaboradores, ou seja, todos os envolvidos estarão sendo agentes e se incluindo no processo de encontro com a identidade do ser charqueadense. 
4- Objetivos:

♦ Estimular e orientar a pesquisa como forma de aprender a aprender.
♦ Estimular e orientar a produção textual historiográfica local.
♦ Conhecer e melhor compreender a história do município.
♦ Estreitar o contato com a comunidade das escolas.
♦ Valorizar a memória popular.
♦ Contribuir para inclusão social.
♦ Identificar e respeitar a diversidade de olhares da história.
♦ Propiciar a reflexão sobre o processo de construção da identidade do charqueadense.
♦ Compreender que cada aluno e familiares fazem parte do processo histórico.
♦ Construir uma homepage com as histórias de Charqueadas.
♦ Criar um grupo de alunos e professores pesquisadores.
♦ Construir painéis temáticos com fotos antigas.



5- Justificativa:

É de fundamental relevância buscar construir um grupo de alunos e professores pesquisadores que possibilite ao educando aprender a aprender. Para aprender a aprender é relevante que os alunos estejam capacitados a desenvolverem pesquisa. O que possibilita ao aluno tornar-se sujeito do seu processo de construção do conhecimento.

Segundo BICUDO, apud VASCONCELLOS,.(1997,p.106),“Na medida que o aluno é sujeito da construção do conhecimento há possibilidade que ele resolva suas perguntas e dúvidas ( através da pesquisa, do diálogo), coisa que, sem isso, a escola não disporia de tempo para fazer.”
  
É importante que esta proposta viabilize aos alunos não só conhecer uma realidade do passado (pesquisando) mas confronta-la com outras realidades e olhares  históricos e com sua própria realidade. Assim os alunos possam fazer suas escolhas e estabelecer critérios para orientar suas ações.
É de fundamental importância que o professor mediador oriente seus alunos a elaborar seus textos a partir das informações coletadas na pesquisa e também considerando seus conhecimentos e experiências anteriores. Esta etapa é de extrema importância já que é por meio das palavras que o pensamento passa a existir.   [...] “de uma maneira geral, a exposição através da dramatização demanda um menor nível de abstração que a verbalização, que por sua vez demanda menor nível que a escrita.”(VASCONCELLOS,1997,p.98).
 A utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) possibilita ultrapassar os limites das metodologias convencionais, baseadas na transmissão do conhecimento. Estabelece uma maior flexibilização do tempo e do espaço de aprendizagem, em uma dinâmica que permite aos estudantes a autoria e a interatividade.










6- Metodologia:

Formar um grupo de alunos e professores pesquisadores. Que realizem suas atividades de pesquisa na escola, no bairro, na cidade com a comunidade do município. A metodologia passa pela busca da história oral, entrevistas, depoimentos, fotografias, documentos objetos... Deverão pesquisar e escrever textos sobre: as entrevistas realizadas, a história pessoal, da própria família e de outras famílias, das ruas, dos bairros, das escolas...
Construir painéis temáticos com fotos, gravuras, documentos antigos...
Depois de já ter pesquisado, organizado o material coletado e escrito seu texto (rascunho) outros alunos passam a construção de uma homepage no laboratório de informática. Utilizando-se de Softwares como Word, Front Page, Paint , a rede interna do laboratório de informática ...
Por última parte, os alunos passam a criar vídeos ou slides utilizando o material pesquisado, fotos, documentos, entrevistas etc. Utilizamos os recursos que possuímos como máquinas digitais, celulares e programas de computadores como Pinnacle VideoSpin, Movie Maker, Picasa, ou editores online como www.slide.com e outros. Os trabalhos se realizam nos laboratórios de informática da Escolas Pio XII e I.E.E. Assis Chateaubriand, ambas em Charqueadas.














7- Cronograma:

As atividades de pesquisa e resgate da história de Charqueadas iniciaram em outubro de 2007 e tiveram seguimento ao longo dos anos de 2008, 2009 e 2010. Não tendo data para sua conclusão.

8- Orçamento: 
Gastos com cópias de documentos e fotos em torno de R$100,00. Despesas de transporte R$ 100,00 e painéis (baners) R$ 300,00. Queremos  adquirir uma filmadora em torno de R$ 1.500,00 e aparelho projetor para notbook em torno de R$ 1.400,00.
Total estimado: R$ 3.400,00


















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
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BORGES, Vavy Pacheco. O Que é História. 11.ed. São Paulo: Brasiliense, 1986.
  
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DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. 2.ed. Campinas: Papirus, 1995.
 ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese. 11.ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.
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