Pular para o conteúdo principal

#CHARQUEADAS/RS HISTÓRIA DA ESCOLA RAMIRO FORTES BARCELOS

A Escola Estadual de 1° Grau Incompleto Dr. Ramiro Fortes Barcelos foi criada em 26/03/1941, através do Decreto de Criação n° 223/41.
Em 30/06/1986 passou a denominar-se Escola Estadual de 1° Grau Dr. Ramiro Fortes Barcelos, através da Portaria de Autorização e Funcionamento n° 9.729 de 30 de junho de 1986, conforme publicação no Diário Oficial do Estado datado em 9 de julho de 1986, passando neste ano a oferecer à sua clientela o Ensino Fundamental de 1ª a 8ª série, além da Educação Infantil, oferecida através da classe da pré-escola.
A escola está localizada no bairro Colônia, Área Residencial da P.E.J., na rua Jacarandá, 431, Charqueadas-RS.
Segundo a vice-diretora e professora do 1° ano,Solange Payhani “ A escola foi ampliada, modernizada e saiu do lado do presídio. Está deixando de ser só um “coleginho” e está sendo uma das melhores do município.”
A escola possui o nome do Dr. Ramiro Fortes Barcelos em homenagem a essa figura popular na política Rio-Grandense, tendo ação importante nos últimos anos do Império e durante o início da República. Nascido na cidade de Cachoeira do Sul, em 1852, fez estudos em Porto Alegre e depois rumou para o Rio de Janeiro, em cuja Faculdade de Medicina formou-se, no ano de 1874. Ramiro Fortes Barcelos também foi ministro plenipotenciário do Brasil no Uruguai. Morreu em 29/01/1916, em Porto Alegre.
Esse homem foi exemplo de trabalho, dignidade e bondade, e nada mais justo a Escola homenageá-lo, adotando seu nome.
A escola localiza-se num dos bairros mais distantes do centro do município de Charqueadas, onde se situam os presídios: PEJ, PASC, PEC, PMC, IPEP e CPA. Os alunos, na maioria, são oriundos do bairro, filhos de agentes penitenciários, policiais militares e apenados. É uma comunidade pequena, tendo de deslocar-se para o centro em busca de suas necessidades, referindo-se, muitas vezes, como se fossem para outro município.
Ainda segundo a professora Solange, “A maioria dos pais não vê mais o professor como alguém importante, como em outras épocas. Para alguns os professores devem ser médicos, psicólogos, enfermeiros e babás de seus filhos. Uns poucos colaboram e valorizam os professores.”
A escola desenvolve o Programa Escola Aberta para a cidadania do governo do estado em parceria com a UNESCO desde o ano de 2001, onde são ministradas oficinas permanentes de teatro, dança, informática, artesanato, culinária, catequese, reforço escolar e esportes que ocorrem nos finais de semana sob a orientação dos oficineiros e voluntários.
SLIDES COM FOTOS DA ESCOLA
Apóia também, o trabalho social através da parceria com Lions Cluibe de Charqueadas e Gerdau em exames oftalmológicos com entrega de óculos para crianças carentes. Oferece ainda, serviços de assistência médica, cidadania, esporte, cultura, lazer e inclusão digital durante o dia da solidariedade que é realizado no mês de maio em parceria com a escola Dimensão, parceiros voluntários, grupo Gerdau e outras entidades. Entre muitos outros projetos que a escola oferece aos alunos.

ENTREVISTA COM A VICE-DIRETORA - SOLANGE PAYHANI - 2010
Entrevista com a professora e vice-diretora Solange Payhani que atualmente é vice-diretora e professora do 1° ano. Atua na escola à 21 anos, sendo assim, a professora que está á mais tempo na escola.
Nos últimos anos quais foram as mudanças que ocorrem:
*na escola:
A escola foi ampliada, modernizada e saiu do lado do presídio. Está deixando de ser apenas um “coleginho” e está sendo uma das melhores escolas do município. É um espaço para os alunos.
*nos alunos:
Alguns buscam algo melhor, mas parece que os alunos decaíram nestes anos. Apresentam pouco interesse pelos estudos, estão mais violentos e com menos respeito aos professores.

*nos professores:
Pouco estimulados para trabalhar, estressados com os alunos e, alguns, acomodados. Porém existem os que são ativos e mais bem preparados para o mercado de trabalho. Todos bem atualizados com a mídia.
*na comunidade:
A maioria dos pais não vê mais o professor como alguém importante, como em outras épocas. Para alguns os professores devem ser médicos, psicólogos, enfermeiros e babás de sues filhos. Uns poucos colaboram e valorizam os professores. 

Comentários

  1. Residia na comunidade e frequentei está escola, adorava, o empenho dos professores e atividades extra curriculares do escola aberta, foi uma linda época, apenas gratidão. Mas realmente nos últimos tempos tem sido difícil pelo q percebo de fora, pais pouco interessados em abraçar a escola e ajudar os professores e alunos muito menos. Uma pena, justo agora q a escola tem mais recursos, deveriam aproveitar visto que grande parte da comunidade é mais carente e muitas vezes não tem os mesmos em casa.

    ResponderExcluir
  2. Cresci na Colonia Penal da PEJ, em meados dos anos 1987-90. Foram tempos difíceis, porém de muita coisa boa também. Grandes recordações! Daniel Soares Lima

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de reencontrar alunos da 1ª, 2ª, 3ª séries: 1987, 1988, 1989.
    Contato: daniel80soareslima@gmail.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv

GRANJA CAROLA

  Granja Carola / Iesa Alunas: Patrícia e Tatiane A Granja Carola possui uma longa história, remontando a um período em que suas terras haviam sido abandonadas por seus antigos proprietários. Anteriormente, nesta região, eram comercializados queijos, iogurtes e a nata, que desfrutavam de grande sucesso. Conta-se que o proprietário da época obteve tanto lucro que enriqueceu e decidiu deixar a propriedade, não mais demonstrando interesse por essas terras. Foi então que nossos patrões chegaram, estabeleceram-se aqui e entraram em disputa legal pela posse das terras, aparentemente obtendo sucesso nessa empreitada. Granja Carola Atualmente, a Granja Carola é dedicada ao cultivo de arroz, mas há planos para o futuro de construir uma fábrica e um porto de navegação. A ideia é fabricar navios e gerar empregos para uma considerável parcela da população. Já existe uma placa informativa na entrada das terras, indicando esses projetos. A iniciativa trará inúmeros benefícios para nossa cidad

OS FESTIVAIS DA CANÇÃO

 ENTREVISTADO JOÃO ALBERTO DE PAULA SEU TURBINA ALUNAS ENTREVISTADORAS:  Nicoli de Vargas & Julia T. Teixeira 1) Como surgiu o Festival da Canção? Quando e como aconteceu? Qual administração? Na verdade os festivais de Charqueadas começaram antes da emancipação, nós tivemos dois, organizados pela secretaria de educação da época e depois quando Charqueadas se emancipa. O prefeito ganha a eleição — Anápio Ferreira— ele encomenda para a secretária de educação da época que tinha um departamento do desporto de cultura um festival que nós não conseguimos fazer ainda no primeiro ano, no segundo ano de administração que é “84”, então nós começamos esse processo e fomos estudando uma série de regulamentos de outros festivais até se chegar num consenso de uma forma de fazer um festival que fosse abrangente, popular, que fosse nativista, que tivesse todas as gamas e as formas de fazer música e foi isso que nós fizemos, ainda com o nome de Festival da Canção de Charqueadas.  2) Como a populaç