Em 1979, um conjunto composto por jovens estantes: Alemão, Laury, Alberto André, Beto, Nicão e Charlon (já falecido) tiveram o compromisso de representar a ESCOLA ESTADUAL ASSIS CHATEAUBRIAND na Expointer de Esteio. A partir daí, o grupo passou a se chamar "Volantins do Samba".
O interesse dos participantes do grupo pela música vinha desde os tempos da escola primária, sendo que o único movimento ligado à música, nesta época, eram as bandas colegiais.
Apesar da ausência de alguns instrumentos, o conjunto persistiu nos ensaios e, consequentemente, desenvolveu um amadurecimento e uma necessidade de trabalho próprio.
Surge então, a segunda fase: a criação do grupo "VOZ ATIVA", constituída por Alemão, Alberto André, Laury, Zé Ferraz, Antonio Carlos (Nico).
Seguiu-se uma carreira com muitos "Shows" na capital e interior (bares "Água da Boca", "Vinha D"Alho", "Maragato", "Kolher D'Pau", "Café Recreio", etc, ) e festivais tendo o grupo conquistado o segundo lugar no festival de General Câmara.
Em 1982, criou-se o grupo teatral "Pingo de Gente", que teve uma repercussão muito grande, principalmente na participação no especial do "Fantástico", onde fizeram a cenografia para o "VOZ ATIVA".
Logo após, fez-se o lançamento do primeiro disco compacto do grupo, com o apoio da Prefeitura local, tendo como sucesso as músicas: "Voz Ativa", "Milonguim", "Talagaço de Cana", "Forró Estilizado" e "Campo Aberto".
Grupo: Sou de Charqueadas - Facebook
Fontes
Monografia de Joana Olivia Fernandes & Magali Perez LimaGrupo: Sou de Charqueadas - Facebook
Para colaborar com o texto, ainda participamos do 8°Musipuc no salão de atos da PUC em Porto Alegre. Festival revelador dos grandes músicos da cidade e do Estado do Rio Grande do Sul. I Passeio da bombacha no parque da harmonia e no 35° aniversário de 35 anos do 35 CTG também em Porto Alegre.
ResponderExcluirShow de lançamento do compacto Voz Ativa no Água na Boca.
Texto acima de Alberto André ex integrante do Grupo
Excluir