Trabalho sobre a Mineração do Carvão
Para o professor: José Edimilson Kober
Turma: NE21, 2º Módulo do Magistério
Alunos: Janete L. Alves e Jairo J. Alves
Data: 23/08 2011
Mineração do Carvão
Observação; Nessa primeira entrevista o entrevistado não quis ser identificado.
1- No Porto Embarque de Charqueadas, na beira do rio Jacuí. O lavador e o estaleiro foram construídos dentro do quadro da Copelmi, na beira do rio Jacuí.
2-O carvão, extraído de Arroio dos Ratos, era transportado até Charqueadas, passavam os trilhos do trem pelas ruas, Salgado Filho, Rui Barbosa, José Athanásio e Distrito Federal.
3- O primeiro embarcadouro ficava dentro do quadro da Copelmi. Lembro-me dos nomes das chatas, Gama, Athair,Carioca e Bahia . Eu tinha alguns jornais dos acontecimentos dessa época que me pediam emprestado, mas não me devolveram, foram extraviados.
4- As lembranças que tenho eram de vários acidentes incluindo os meus conhecidos. Não tenho foto antiga do poço Octavio Reis.
5- Lembro de um amigo que teve um acidente na mina o qual estava empurrando o carro e uma pedra caiu em cima de seu dedo médio da mão direita, a qual teve de ser amputada totalmente. E também um acidente que marcou muito, a todas as pessoas foi, o que matou três funcionários quando rompeu o cabo da gaiola(elevador de transporte para o fundo da Mina).
6- Participei de algumas greves para que o salário fosse aumentado e os principais líderes do sindicato era o Aldo Moreira e o maquinista João José Guedes.
7- Não tenho foto deste período.
8- Obs. Tenho conhecimento de funcionários mas nenhum desses querem ser entrevistados. Entrevistando Sérgio Antônio Machado que fora funcionário da Termoelétrica e filho do segundo Mestre do Estaleiro, Dorival Machado, esse que confeccionou as primeiras chatas da Copelmi em Charqueadas.
Segunda entrevista...
Sérgio nos conta que quando o estaleiro começou os primeiros funcionários não tinham Previdência Social, que trabalhavam do clarear do dia, até ao anoitecer. Que o primeiro Mestre do Estaleiro, chamava-se Argemiro, que não lembra o sobre nome dele. Pois muita coisa a respeito desses assuntos sabe através do que o seu pai lhe contava, pois naquela época ele era menino. Conta-nos que nas construções das Chatas ainda não havia furadeiras para furar as peças que precisavam para construir as Chatas. E que o procedimento, era basicamente manual. Eram esquentadas as peças em enormes forjas (grandes foles que sopravam o vento no carvão para incandescer as peças para ficavam moles para serem furadas). E com poções de forma cônica, que era para fazer o tamanho do furo adequado para colocar o pino que fundiam a conjunção das peças, o trabalho era demorado. Dorival Machado já mais idoso passou a ser o encarregado do transporte do carvão para a Termoelétrica. Sérgio nos diz que o carvão extraído do solo era depositado através de correias em grandes Silos ( depósitos redondos de ferros gigantes),e que o carvão desses silos era transportado por correias para os Silos da termoelétrica através de correias fixadas no alto. Dos silos da termoelétrica era conduzido paras as caldeiras para ser queimado para produzir o vapor, de onde movimentavam as turbinas para produzir Energia Elétrica.
Sobre a Termochar;
Sérgio nos diz que a Termochar era uma associação dos funcionários da termoelétrica; que consistia em uma cooperativa de alimentos em geral, para dar suporte de mantimentos para os funcionários da termoelétrica.
Foto da Débora, Mineiros, HTTP://deborabianca20.bogspot.com
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