Alunos pesquisadores e autores:
Bruno Cardozo da Conceição,
Eduardo Szortyka da Silva e
Felipe Carvalho Lacerda
Outro
meio de transporte muito usado em Charqueadas, no tempo do porto de
embarque de carvão, eram as locomotivas a vapor, apelidadas de “Maria Fumaça” faziam
o transporte de carvão das minas de Arroio dos Ratos ao porto de Charqueadas, dia
e noite, mas somente em alguns horários, eram feitos o transporte de
passageiros, sempre cheio de gente, na maioria empregados da empresa.
O nosso trem de antigamente transportava vários itens, incluindo pessoas, e ele era movido a carvão. As embarcações na beira do rio antigamente eram feitas por chatas e logo depois passou a transportar carvão.
As empresas dos trens
Na época, em que os
trens funcionavam em Charqueadas muitas pessoas viajavam nos trens (pois eram o
melhor transporte da época). O nome da empresa dos trens era CADEN (uma das
únicas empresas da época) E depois passou a ser COPEL a nova empresa dos trens
na época.
O nome da empresa está escrito na locomotiva, Companhia Estradas de Ferro das Minas de São Jerônimo.
Os maquinistas
Trabalhavam
por volta de 10 a 15 maquinistas por volta de 12 horas por dia enquanto o trem
viajava de Charqueadas à Arroio dos Ratos, e atualmente na data na qual estamos
escrevendo (3/5/2018) há apenas um vivo: O senhor Antônio de Souza, que deve
ter por volta de uns 80 á 95 anos, eles conduziam trens de até 10 vagões, e o
trem ficava fora por aproximadamente 1 dia por alguns imprevistos como coisas
novas para levar ou trazer e por isso que eles trabalhavam das 6 horas da manhã
até 3 horas da manhã.
Acidentes
Os trens sofriam muitos acidentes seja por
trilhos mau encarrilhados ou atrasos, seja por animais mortos ou qualquer outra
coisa, mas um dia houve um incidente em que o trem teve que ser parado pois
havia um corpo de uma mulher nos trilhos ninguém sabe direito até hoje o que
aconteceu, o que foi muito comentado na época é que teria sido assassinada pelo
marido.
Pelo incidente o maquinista que já estava
atrasado, teve que esperar tudo ser resolvido para poder seguir viagem. Esta
foi uma das muitas histórias de um maquinista daquela época.
Entrevista com
01) Como era o
dia-a-dia do maquinista do trem?
O dia-a-dia
dos maquinistas começava sempre normal às 6h da manhã, mas por causa dos
problemas que ocorriam durante o trajeto eles não tinham hora para voltar.
2 ) Qual o nome da
empresa?
O nome da empresa se iniciou como Caden e depois
Copelme
3) Quantos Trens eram
usados?
Os trens eram usados em turnos e cada trem possuía
vários vagões.
4) Por onde o trem
passava em charqueadas?
Os trens passavam por Arroio dos Ratos, São Jerônimo,
Butiá, além de charqueadas, e onde agora fica a loja Pompéia havia uma estação.
5) Quantas horas o
maquinista trabalhava por dia?
O trem passava 12h por dia fora da cidade.
6) Quantos
maquinistas trabalhavam na empresa?
Quantos maquinista exatos não sabemos, mas haviam
10 maquinistas conhecidos.
7) Quantos vagões
tinham no trem?
Nos trens
haviam por volta de 10 vagões, que são mais conhecidos como comboios.
8) Quanto tempo o
trem passava fora de charqueadas?
O tempo era variável mais ou menos 1 dia, dependendo
dos imprevistos que ocorriam.
9) Até quando os
trens funcionaram em charqueadas?
Eles funcionaram até a evolução para as rodovias.
10) Por que eles
pararam de funcionar? Quando pararam?
Eles pararam
pela criação das rodoviárias.
11) Já aconteceu
algum acidente?
Vários acidentes, devido ao mau estado dos trilhos.
O que aconteceu com os trens?
Os
trens começaram a funcionar em 1930 e acabou quando evoluíram para as rodovias.
Os trens começaram a sair de circulação por causa de muitos acidentes que
ocorriam por má manutenção dos trilhos e a evolução para as rodovias, e por
causa dessa má manutenção dos trilhos também aconteciam diversos acidentes.
Professores:
Cassia Andresa
Driszer de Carvalho
José Edimilson
Kober
Muito bom!!!
ResponderExcluirMuito bom ver um pouco da história
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