Pular para o conteúdo principal

AÇOS FINOS PIRATINI - JOSÉ LEANDRO

Entrevistadora:  Leandra Carvalho de Souza



Entrevista com o senhor José Leandro
1-Seu nome completo?
José Leandro Nunes de Souza

2- Quando o senhor começou a trabalhar na empresa? Quanto tempo trabalha nela?
26/07/1987, trabalha a 28 anos na empresa.

3- Quais eram suas funções e cargos na empresa?
Iniciei como auxiliar de oficina de cilindros, mecânico 1,2,3,operador de oficina de cilindros(nível 4)
Funções:
Auxiliava na limpeza de peças, revisão, montador de cilindros de laminação, mecânico montador de gaiolas e blocos da neiele, manutenção de gaiolas de laminação.

4- Quando e como começaram as obras que deram início a Aços Finos? Tem lembranças dessa época? Ou fotos?
Foi fundada em 12 de Dezembro de 1961no governo de Leonel de Moura Brizola, mais as obras começaram somente em 1964, e inaugurada em 27 de Junho de 1973.

5- Como funcionava a Aços Finos? E como funciona hoje? Pode comparar?
Funcionava com uma média de 3000 operadores subdivididos em diversas áreas: Laminação, aciária, laboratório, almoxarifado, oficina de manutenção, engenharia, pátio de sucata, transformação mecânica. E se produzia em média 13 mil toneladas de aço por mês, os equipamentos eram ultrapassados e com alto índice de manutenção. Dos dias de hoje foi trocada boa parte da tecnologia, laminadores modernos com muita boa eficiência e chegava a produzir próximo de 40 mil toneladas de aço por mês, com mais ou menos 1300 funcionários. 


6- Quando e por que a empresa passou para Gerdau? Tem lembranças dessa época?
Em 1990 deu início ao processo da privatização e em 1992 o empresário Jorge Gerdau Joanpetter, e por fim deu-se o nome de Gerdau

7- Qual é a importância desta empresa para o município de Charqueadas? Quais contribuições a empresa deu a cidade e sua população?
Trouxe muitas oportunidades de emprego para a cidade como: comércios, supermercados, setor imobiliário, a inauguração de uma escola técnica hoje mais conhecida como CNEC, e pequenas empresas que se instalaram no município.

8- Aconteciam acidentes de trabalho? Pode contar sobre alguns?
Acidente fatal ocorrido com colaborador que prestava manutenção em um carro pórtico, o mesmo estava em cima do carro realizando a manutenção e foi esmagado devido ao operador que estava rebocando esse mesmo carro, não ter a noção de altura de teto do prédio, vindo a óbito.


9- Quem são os funcionários mais antigos que ainda estão vivos? Sabem onde moram ou tem o telefone de algum deles?
Adalberto de Oliveira, Aimore Duarte, Maria conceição.

10- O senhor tem fotos antigas? Podemos bater foto das fotos?
Sim
11- O senhor tem algum documento que possamos fotografar?
Sim, carteirinha Associação dos Funcionários da Aços Finos Piratini .



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MANOELA: O AMOR GAÚCHO DE GARIBALDI

HISTORIADORA ELMA SANT'ANA Manuela de Paula Ferreira, imagem do século XIX Em Camaquã, na Estância da Barra de Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, vivia Manoela com seus familiares. Vieram de Pelotas, que estava ocupada pelos imperiais.  Manoela se enamorou perdidamente por Garibaldi, mas ela era destinada a um filho do comandante Farroupilha. Entre Manoela e Giuseppe – que ela chamava de José – houve um castro romance. O próprio Garibaldi, em suas memorias, escreveu “uma delas, Manoela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do Presidente.  A Guerra dos Farrapos continua e uma nova missão – que o levaria até Anita, muda os planos do italiano e o amor pro Manoela. A ordem recebida por Garibaldi, chefe da Marinha Rio-Grandense, era difícil de ser cumprida: “Apoiar com seus lanchões as forças de David Canabarro incumbida de tomar Laguna, a fim de ali estabelecer um porto, h...

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv...

UMBU - A LENDA

Existe uma lei no Pampa: todo gaúcho que cruza com uma árvore de umbu sempre tira o chapéu e faz uma saudação. É um costume tão antigo, que muitos nem sabem o motivo da reverência. Os escravos apreciavam o umbu pelo seu tronco largo e pela sombra de suas folhas, onde podiam descansar após um duro dia de trabalho. Os jesuítas que aqui aportaram séculos atrás utilizavam a árvore como demarcador de terras, um símbolo do Novo Mundo, aparecendo em vários mapas de toda a região platina. E antes ainda de os padres sequer pensarem em vir para a América, nossos índios já tinham muitas histórias sobre a árvore.  Ao longo dos tempos, a gente do campo criou outras tantas histórias em que o umbu aparece como amigo, pousada, abrigo, protetor, salvador, refúgio. Para muitos, é a árvore simbolo do Rio Grande do Sul.  Só que a madeira do umbu não presta para nada. É frágil, mole, quebradiça, sem uso, se desmancha com a menor força. De tão fina e sem consistência, o f...