COMO SE FAZ?
Os passos para fazer um relatório escolar:
1- Capa
Ver as regras.
2- Introdução
Qual será o assunto abordado? Explique. Delimitar o assunto no
tempo(datas) e lugar.
Por que é importante? Pontos positivos e negativos.
3- Desenvolvimento
Todo o conteúdo da pesquisa, resumos (fichamentos).
4- Conclusão
Qual a resposta? O que deduziu? Resumo do desenvolvimento.
5- Opinião pessoal
a) O que achou? b)
Gostou? c) Porquê? d) O que você considerou importante? e) Qual o objetivo do
conteúdo desta atividade? f) No que beneficiará à sua vida? g) Quais os pontos
positivos e negativos?
6- Referências
Listar em ordem alfabética as fontes de pesquisa utilizadas, livros,
sities, revistas, jornais, documentos históricos ...
7- Anexos
Exemplos de anexos,
textos de outros autores, leis, mapas, fotografias, plantas, gráficos, tabelas,
recortes ...
PASSOS PARA FAZER UM RELATÓRIO ESCOLAR
As orientações abaixo apresentadas foram organizadas utilizando-se como
base as seguintes normas da ABNT: NBR 14724: 2002 - apresentação de trabalhos
acadêmicos; NBR 6024: 2003 - numeração progressiva das seções de um documento;
NBR 6027: 2003 - sumário; NBR 6023:2002 - referências.
Considerando que o nível de complexidade de um relatório
escolar é menor do que um relatório acadêmico optou-se em se fazer algumas
alterações e ou supressões de conteúdos indicados nas normas visando adequá-las
as necessidades locais. O relatório escolar é um conjunto de informações
utilizado para reportar resultados parciais ou totais de uma determinada
atividade, experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento,
esteja finalizado ou ainda em andamento.
É um documento que representa o resultado de um
estudo/pesquisa sobre um assunto. Sua produção pode envolver um ou mais alunos
e, necessariamente deverá ter a coordenação de um orientador (professor). O
processo de elaboração de um relatório escolar é uma vivência que precisa ser
criativa possibilitando uma interação rica, a fim de atingir maior autonomia
com relação à forma de aprender e construir conhecimentos, desenvolvendo uma
visão mais crítica e ampliada.
1 REGRAS GERAIS DE APRESENTAÇÃO
A apresentação escrita de um trabalho (trabalho escolar, resumo e relatório) deve ser realizada conforme indicações abaixo: a) tipo de papel – deve ser utilizado o papel branco, preferencialmente nas dimensões 297x210 mm (A4); b) escrita – digitado com tinta preta e somente um lado da folha; c) paginação – as folhas do trabalho devem ser contadas sequencialmente desde o sumário, mas não numeradas. A numeração é colocada a partir da introdução. O número localiza-se a 2 cm da borda superior do papel, margeado à direita; d) margem - superior e esquerda = 3 cm inferior e direita = 2 cm; e) espaçamento – todo texto deve ser digitado com espaçamento 1,5 de entrelinhas; f) letra – tipo de letra Times New Roman ou Arial tamanho 12 e para citação direta usar fonte tamanho 10; g) parágrafo – 2cm da margem esquerda; h) numeração Progressiva – para melhor organização e apresentação do trabalho, deve-se adotar a numeração progressiva das seções do texto. Os títulos das seções primárias (capítulos), por serem as principais divisões de um texto, devem iniciar em folha distinta, com indicativo numérico alinhado à esquerda e separado por um espaço. Destacam-se gradativamente os títulos das seções, utilizando-se os recursos de caixa alta ou versal, negrito ou, itálico (ver modelo). Os títulos - Sumário; Referências; Anexos - não são numerados e devem aparecer na página de forma centralizada.
2 ESTRUTURA BÁSICA DE UM RELATÓRIO ESCOLAR
A estrutura básica de um trabalho escolar deverá compreender: elementos pré-textuais (capa), textuais (introdução; desenvolvimento; conclusão) e pós-textuais (opinião pessoal).
2.1 Capa.
Deve ser de papel consistente ou simples, sem
ilustração ou " embelezamento", composta de: a) Cabeçalho: nome da
Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser
centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento
entre linhas simples; b) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado,
tamanho 16;c) Nome do aluno/série: abaixo do título 5 cm, centralizado, letras
maiúsculas, tamanho12;d) Local, mês e ano: centralizado, a 3cm da borda
inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12. (ver modelo) 2.2
Nome da Atividade – Experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro
evento. Iniciar em folha distinta, título sem indicativo numérico, centralizado
a 3 cm da borda superior com o texto iniciando 2 cm abaixo.2.3 Objetivo da atividade
diz respeito a um fim que se quer atingir. É a meta principal.
2.2 Introdução
A parte introdutória abre o relatório propriamente dito, anunciando o assunto a ser abordado. Na sequência é necessário delimitá-lo, isto é, indicar o ponto de vista sob o qual será tratado; situá-lo no tempo e espaço; mostrar a sua importância, sejam elas positivas ou negativas. E também, apontar a metodologia empregada (pesquisa bibliográfica, pesquisa de laboratório, etc).
2.3 Desenvolvimento
Também chamado corpo do trabalho, deve apresentar o detalhamento da pesquisa, contar o fato, história, etc. De maneira sucinta (os resumos) e ao mesmo tempo, sem deixar de relatar os detalhes importantes e comunicar seus resultados.
2.4 Conclusão
Constitui o ponto de chegada, isto é, deve apresentar a
resposta ao tema anunciado na introdução. Não é apropriado iniciar afirmando
que vai concluir. A conclusão não é uma ideia nova ou um resumo marcante dos
argumentos principais, é síntese (resumo do desenvolvimento) interpretativa dos
elementos dispersos pelo trabalho, ponto de chegada das deduções lógicas,
baseadas no desenvolvimento.
2.5 Opinião Pessoal
É a
manifestação por escrito, sua opinião sobre o assunto da atividade
(experimento, filmes, projetos, ação, pesquisa, ou outro evento). Respondendo
através de um texto dissertativo algumas perguntas, tais como:
a) O que achou?
b) Gostou?
a) O que achou?
b) Gostou?
c)
Porquê?
d) O que você considerou importante?
d) O que você considerou importante?
e)
Qual o objetivo do conteúdo desta atividade?
f) No que beneficiará à sua vida?
g) Quais os pontos positivos e negativos?
f) No que beneficiará à sua vida?
g) Quais os pontos positivos e negativos?
2.6 Referências
Apresenta-se em folha distinta, título centralizado, sem
indicação numérica, elemento obrigatório. (ABNT. NBR 14724, 2002).Todas as
fontes de informação (livro, revista, fita de vídeo, home-page, CD-ROM, etc.)
utilizadas na elaboração do trabalho devem ser arroladas alfabeticamente em uma
lista, digitadas em espaço simples, margeadas à esquerda e separadas entre si
por espaço duplo (ver exemplo de apresentação de referências).
Fazer a referência de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Fazer a referência de uma obra significa reunir um conjunto de dados (tais como autoria, título, editora, local e ano de publicação) sobre o documento, que permita identifica-lo de forma única. Essa descrição deve ser elaborada seguindo a normalização nacional descrita na NBR 6023:2002, produzida pela ABNT- Associação Brasileira de Normas Técnicas.
2.7 Anexo(s)
Sugere-se apresentação em folha distinta, título
centralizado, elemento opcional. Poderão fazer parte do item
"Anexos", textos ou documentos não elaborados pelo autor, que venham
contribuir para ilustrar, esclarecer ou fundamentar melhor o trabalho. São
exemplos de anexos: leis, mapas, fotografias, plantas, etc. Ressalta-se que no
corpo do trabalho deve-se fazer citação referente ao material colocado anexo. "Os
anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos
respectivos títulos." (ABNT. NBR 14724, 2002, p. 5) Exemplo: ANEXO A –
Tabela de classificação de sementes.
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