Alunos da turma NC1/2013
Em charqueadas temos varias linhas de ônibus como são Miguel, colônia, parque das laranjeiras e assentamento; em um debate com a turma NC1 a questão dos bairros que são melhores atendidos dividiu muitas opiniões, mas os estudantes relembraram que o transporte na cidade nem sempre foi assim, pois antigamente já tivemos trem, bonde, barcos, balsas, carroças.
No mesmo debate foi levantada a questão de um dentista de Caxias, que em 1940, atendia em charqueadas e tinha uma pista de avião própria para viajar. O nosso trem de antigamente transportava carvão, comidas, pessoas e era movido a carvão. As embarcações na beira do rio antigamente eram feitas por chatas que antes transportavam pessoas e logo depois passou a transportar carvão.
Falamos também sobre os protestos que tiveram vários motivos, começou pedindo aumento de passagens, e depois se ampliou por motivos como lotação, ou falta de qualidade no serviço, considerados por muito como “porcaria”, segundos as opiniões os ônibus em charqueadas fazem voltas desnecessárias e algumas pessoas acham que a passagem deveria ser de parada a parada.
O ônibus de charqueadas prometeu internet e varias coisas boas, iludindo as pessoas de forma muito cruel (#chateados). Os alunos também questionaram o porquê de pagar pedágio, se temos direito de ir e vir como bem entendermos e se o transporte é publico, porém o governo ganha um extra das empresas privadas de ônibus. Outra colega não admite que o transporte seja gratuito já que a população iria encher os ônibus.
Cadê os ônibus novos? Perguntam indignados os colegas que concluíram que não existem empresas do governo no ramo de transportes, e a constituição não está sendo cumprida, o transporte que usamos na verdade não é público. Alguns ficaram contra a violência dos protestos, outros acham que os vândalos são comprados por magnatas e outros eu acho que pertencem aos Black blocks. Ao serem indagados de como deveria ser o transporte uns acreditam que o transporte público deveria ser prestado pela prefeitura. A colega Tais acha que o valor deveria ser simbólico e depois que ela falou isso todo mundo concordou também, alguns acham que acham demais, uma colega disse que charqueadas nunca vai ser Porto Alegre.
Ônibus gratuito para estudantes e trabalhadores foi uma proposta levantada por uma colega, que também disse que se você é um turista e quer passear, que se dane! O estudante quer vim na escola! A mesma colega disse que o pobre não merece isso a não ser que seja estudante, pois então merece cota. Se você mora longe, a solução é mais transportes e mais horários, principalmente em horários críticos como uma, duas, cinco e seis horas.
Aos governantes
Que a prefeitura crie uma pagina para postar os problemas da cidade e priorizassem a partir dos números de curtidas e compartilhamentos, que o prefeito se sensibilize e de transportes a estudantes e que baixe o valor das passagens, melhoras na rodovia, que aumentem a quantidade de ônibus em horários de pico.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.