História e tópicos da caminhada: Histórica, social e religiosa da paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de charqueadas.
Trabalho realizado pelo aluno:
Maicon A. Longaray
Turma:73/2010
Em Charqueadas, nos anos de 1945 a 1950, predominava o Espiritismo entre a população, o Cristianismo veio bem mais tarde. Em 1946 começou o trabalho de esclarecimento do Espiritismo, com o padre Paulo De Nadal (fundador da Cáritas em Porto
Alegre), que era Vigário paroquial em Arroio dos Ratos tendo como pároco PE . João Becker, nesta época Charqueadas era uma comunidade que pertencia a Arroio dos Ratos.
Padre Paulo de Nadal também criou em charqueadas o Apostolado da Oração com 50 associados e oito zeladores, a comunidade de Charqueadas foi desmembrada da paróquias de Arroio dos Ratos.
No inicio não era chamado de charqueadas, era chamado Porto do Carvão de Arroio dos Ratos, passou a ser chamada de charqueadas em 1956, pois foi fundado o poço Otávio reis.
No período de 1946 a 1956 estava encarregado da comunidade a senhora Dalva Pires, mas o padre tinha suas visitas freqüente (toda semana) na comunidade.
Seqüencia dos padres que vieram até as Paróquias de Arroio dos Ratos
1945-Padre Luiz Monea –Realizava missa no salão de baile
1946- Padre Paulo Nadal (vigário)
1947- Padre Oto Hermes
1948-Padre Alfredo Rosa
1951- Padre Cândido Lorenze - neste mesmo ano ficaram sem padre, tenho passado aos cuidados dos padres jesuítas de São Leopoldo.
1954- Hervino Lotor (Vigário)
1954- Pe. Ernesto santos
1955- Pe. Basílio Vorpatto
1956- Pe. Miguel Wagner
No dia 02/02/1957 - Pe. Arnildo José Schitz assumiu o vigário de Charqueadas.
No dia 08/08/1970, padre Arnildo José Schitz foi embora, nesses treze anos vieram a trabalhar nove padres junto à classe operária, não sabe-se que tipo de trabalho foi realizado, sabendo-se somente que era um trabalho rotativo (Aços Finos Piratini, Copelmi e Poço Otávio Reis).
No dia 30/11/1971 assumiu o Cônego Hugo Volkimer, ficando somente um ano, por motivo de pressão dos familiares, por ser um lugar Humilde, teve de sair, sendo mais tarde Reitor do seminário de Viamão.
Em 1972 chegou o padre José Frederico Rech, construiu a atual casa Paroquial e a Igreja Cristo Rei. Registrou a igreja como pessoa Jurídica, contratou funcionários, organizou o ECC (Encontro de Casais com Cristo), criou o grupo de Ministro da eucaristia, construiu a Igreja São Miguel com ajuda da comunidade (ajudou como carpinteiro),organizou o curso de catequese da área (com as 6 paróquias), ele permaneceu por treze anos.
1985-Padre Paulo Méier- organizou o curso de fé à distância, nesta época chegaram às irmãs Marcelinas, organizou a oficina de oração.
1992-Padre Alcido José Warken – veio como vigário, criou um de 150 coroinhas.
1995-Padre Geneu Santos Machado – modificou a casa paroquial transferiu a secretaria para frente da Igreja Cristo Rei, criou o movimento Legião de Maria.
1996-Padre Roque Antonio Machado-
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.