A história oral entendida como forma de valorização das memórias e recordações de populares, é um método de recolhimento de informações através de entrevistas e depoimentos com pessoas que vivenciaram algum fato ocorrido.
Na história oral o "entrevistado" relata suas experiências de vida em um diálogo com o pesquisador que assume a análise da entrevista em um processo de participação e inclusão social.
A história oral contribuí, não só, para que ocorra o resgate da memória mas também da história, da identidade, dos costumes e cultura da população da cidade. Ela compromete-se com a sociedade garantindo o acesso a outras versões da história. Neste ponto a história oral assume-se como agente de transformação.
A história oral é mais do que entrevista e nesta linha é um processo de verificação de transformação de realidades. O entrevistado e o pesquisador são agentes que praticam a ação transformadora. Percebemos esta disciplina com forte caráter de denúncia e crítica da realidade, que objetiva aproximar-se das esferas de geração de políticas públicas e colaborar para a inclusão social, que é, desse modo, democrática em si mesma.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.