A Capela de Santo Antônio, localizada nas proximidades da Penitenciária do Jacuí em Charqueadas, foi erguida em 1912 por iniciativa da Sra. Sílvia Dorneles, que obteve doações dos moradores da localidade, e doada por seus parentes, antigos proprietários da terra. O atendimento religioso na capela era realizado por padres da paróquia de Santo Amaro (General Câmara), tendo como dias festivos as visitas dos padres, quando ocorriam celebrações eucarísticas com cerimônias de batizados e casamentos. As homenagens a Santo Antônio, padroeiro da capela, realizadas em junho, consistiam em procedimentos de tríduo, culminando em grande festa popular dedicada ao santo.
Com o passar do tempo e a construção da atual Igreja Matriz, a capela se deteriorou. Em meados de 1960, Rony Ficher Dorneles iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para reconstruí-la. Um ano depois, a capela foi completamente reconstruída e frequentada novamente por seus devotos. O "devoto maior" que reconstruiu a capela mudou-se para São Jerônimo, deixando-a abandonada, e mais tarde, arrombada, saqueada e destruída. Atualmente, restam apenas suas paredes e velhos coqueiros que assistiram ao início da história dessa cidade e às transformações que ocorreram desde então.
O Sítio Porto Capela, onde a capela estava localizada, é uma propriedade privada e foi uma das 13 charqueadas existentes na cidade. O local passou recentemente por uma cuidadosa restauração e, em agosto de 1995, foi tombado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como reserva particular do patrimônio natural (RPPN). Na área, ainda se encontra a casa branca, que era a sede da fazenda de charqueadores.
A restauração da Capela do Sitio Porto Capela é um marco histórico e cultural que preserva a história de Charqueadas. É o único local da cidade tombado como RPPN pelo IBAMA e o único das 13 charqueadas que existiam a ainda se conservar. O professor de História José Edimilson Machado Kober, responsável pelo intercâmbio Brasil/Chile no ano passado, produziu um vídeo sobre o local, que foi muito elogiado pelos alunos, que o consideraram muito bonito.
Nossa! legal saber disso! Bem interessante mesmo. :)
ResponderExcluirBem interessante saber disso da nossa cidade :)
ResponderExcluirUma das antigas fábricas de charque. “Ficava onde hoje está o sítio Porto Capela do Dr. Fernando Antônio de Abreu e Silva. O nome de Porto Capela, deve-se ao fato de ter havido um porto em frente a esta charqueada: porto Dornelles. http://charqueadashistoria.blogspot.com.br/ RS Rio Grande do Sul Brasil
ResponderExcluir