Visita ao museu do carvão em Arroio dos Ratos
Nossa saída de Charqueadas foi as 13:30, fizemos o trajeto pela BR 290 em direção a Arroio dos Ratos, cidade onde se localiza o museu do carvão. Fomos recepcionados por Alexsandro Witkowski, deu-se inicio então a visita, o primeiro lugar em que passamos foi o poço por onde desciam as gaiolas (elevador), neste ponto trocamos de guia, que passou a ser Aline Guerreiro.
Foi apresentada ao grande grupo a entrada das galerias, que já estão inundadas, onde nos foi permitido entrar até um certo ponto, dado como seguro. Logo vimos uma incógnita, algo que não se sabe ao certo a função, se é levar água aos trabalhadores ou aos animais, passamos pelas ruínas da usina termoelétrica (C.E.F.E.M.S.J.), entramos no prédio do museu, onde havia vários objetos da época, peças do antigo maquinário, fotos de ex-mineiros sem photoshop, pilão, carteiras de trabalho, vagonetas, e outros instrumentos da época que fizeram parte da história da mina. Saindo do museu passamos por vários pilares, que o guia afirma ser para lavar o carvão, algo bem estranho.
Saindo do prédio, avistamos distante, as ruínas da antiga casa de dinamites, passamos sobre um piso que continha trilhos, que não se sabe qual era a sua utilidade, hoje em dia é usado para acampamento de escoteiros, que segundo contaram levaram um susto muito grande no local, escoteiros medrosos!!! Visitamos o resfriador do carvão, que estava bem vandalizado com várias pichações, não tinha espaço para por os nosso nomes, fica para a próxima.
Visitamos a casa branca, claro que não era a dos estados unidos e o Obama não estava lá, era aonde eram armazenados e restaurados minuciosamente, por uma senhora que segundo o guia, gosta de uma conversa. Mas nem só de história foi a viajem, como bons Charqueadenses fomos à procura de um Macropan e enchemos a barriga até não poder mais.
Concluímos que com o passeio, ampliamos nosso conhecimento sobre o tema e nossa curiosidades só aumentaram.
NC1: Antônio, Roseli, Leonardo, Greicy, Gisseane, Silmara, Brenda, Jéssica Terezinha Souza da Conceição
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.