Pular para o conteúdo principal

Entrevista com João Carlos Pinheiro . Carvão



Trabalho da aluna:

Giovana Foques

Turma: 62

http://giovanafoques.blogspot.com

Mineração do Carvão

Entrevista :

1- Quando o senhor veio para Charqueadas ?
Vim para Charqueadas no ano de 1962.
2- Onde morava antes de vir para o Município ?
Morava na cidade de Arroio dos Ratos.
3- O senhor veio para trabalhar onde ?
Vim para trabalhar na Copelmi.
4- Em que ano o senhor começou a trabalhar na Copelmi ?
Comecei a trabalhar no ano de 1965.
5- Como era o trabalho na época ?
Trabalhavamos nas Galerias.
6- Oque eram Galerias ?
Um túnel que eram feitas escavações e escoradas com madeiras . Das escavações saíam o carvão que era carregado para fora da mina.
7- Como o carvão era carregado ?
O carvão era colocado em cima de esteiras que era levado até as locomotivas que levava o carvão para fora da min .
8- O carvão , extraído de Arroio dos Ratos, era transportado até Charqueadas em trens. Por quais ruas passavam os trilhos do trem ?
Passavam pelas ruas Salgado Filho , Rui Barbosa , José Athanásio e Distrito Federal .
9- O senhor participou de alguma greve ? Lembra de alguma ? Quem eram os principais líderes do sindicato ?
Sim , lembro da última greve , os mineiros fizeram greve e passeata pela cidade , reinvidicando melhor salário , os líderes do movimento era o Aldo Moreira e Seu Pedroso.
10- O senhor esteve , ou lembra-se de algum acidente na mina ? Pode contar ?
Sim , vi um acidente de um homen , que morreu eletrocutado num martelo elétrico de furar carvão.
11- Quais ferramentas que os mineiros usavam ?
Pá , picarreta , martelos , machado , lanterna , etc..
12- Tinha algum equipamento de segurança ?
Na minha época só capacete .
13- Quantos anos o senhor trabalhou na mina de carvão ?
Trabalhei 18 anos e 10 meses .
14- Com quantos anos o senhor parou de trabalhar na mina ?
Parei com 39 anos .

Entrevistado : João Carlos Pinheiro .

Pesquisa :

1- Quando o poço Octávio Reis foi inaugurado ?
Foi inaugurado no ano de 1956 e era o mais profundo do país , atingindo até 300 metros.
2- Qual o ano que começou a perfuração da mina de carvão ?
Foi no ano de 1951 .
3- Oque é Arranca Olho ?
O Arranca Olho era um armazém , quando Charqueadas não passava de uma pequena vila, o armazém qu já não existe , ficava nas proximidades do rio Jacuí .
4- Em que ano o município passou a integrar a região Metropolitana de Charqueadas ?
Foi no ano de 1995 .
5- Hoje Charqueadas é o município mais populoso da região Carbonífera , com cerca de quantos mil habitantes ?
Há cerca de 34 mil habitantes .
6- Nas beiradas do Rio Jacuí existe duas grandes e compridas ilhotas , como se chamavam?
1°= Ilha dos Marinheiros.
2°= Ilha da Paciência.
7- Quem é a Senhora Vilma Castro ?
Moradora antiga do município , vive no centro da cidade há mais de 70 anos , foi e continua sendo importante na cidade de Charqueadas , foi a 1° mulher vereadora do município , foi secretária do Bem Estar Social , hoje mora na Rua Manoel Pinto ( Rua do Sapo ) onde antigamente só passavam de barco .
Foi a fundadora do Grupo Terceira Idade .
8- Quem é a Senhora Ester Gonzáles de Souza ?
Também tem história na município , vive na Beira do Rio Jacuí , há mais de 60 anhos , onde casou e teve José Manoel (falecido) , filho ilustre que foi prefeito do município .

Mineração do Carvão
Em Charqueadas , foram construídos : um lavador , uma fábrica de briquettes e um estaleiro .
O carvão , extraído de Arroio dos Ratos era transportado até Charqueadas em trens , que passavam pelas ruas Salgado Filho , Rui Barbosa , José Athanásio e Distrito Federal.
Em acidente na mina , um homem morreu eletrocutado num martelo elétrico de furar carvão , outro acidente foi de três pessoas que morreram numa gaiola no poço de ventilação . Onde era a descarga de carregamento de madeira de eucalipto , arrebentou o cabo da gaiola por motivos de super peso .
Participaram de uma greve , para reinvidicar um salário melhor , quem comandou foram os líderes , Aldo Moreira (Baratão) , Pedroso e Jorge Brandão.
O Arranca Olho era um armazém que hoje não existe mais , ficava próximo ao Rioa Jacuí.
Hoje Charqueadas é o município mais populoso da região Carbonífera , com cerca de 34 mil habitantes.
Foi no ano de 1951 que começou a perfuração da mina de carvão.
Nas beiradas do Rio Jacuí existem duas grandes ilhotas , chamadas Ilha dos Marinheiros e Ilha da Paciência .
Desde a década de setenta (70) , Charqueadas tem a sua economia baseada na produção industrial , com períodos de grande destaque , inclusive em nível nacional. O triplé carvão -- energia -- aço , representado pelas empresas Copelmi , Eletrosul (hoje Tractebel) , Aços Finos Piratini (hoje Gerdau) , foi o carro -- chefe do desenvolvimento diferenciado da cidade .
Entre as grandes empresas que chegaram na cidade estão a GKN , Bellagres , Ciementos Rio-Grandense , TBS Blocos Estruturais , Marafon , Ciamont , Jacuí e MS .

A compra da Aços Finos Piratini pela Gerdau também representou uma grande ampliação na produção de aço .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv...

MANOELA: O AMOR GAÚCHO DE GARIBALDI

HISTORIADORA ELMA SANT'ANA Manuela de Paula Ferreira, imagem do século XIX Em Camaquã, na Estância da Barra de Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, vivia Manoela com seus familiares. Vieram de Pelotas, que estava ocupada pelos imperiais.  Manoela se enamorou perdidamente por Garibaldi, mas ela era destinada a um filho do comandante Farroupilha. Entre Manoela e Giuseppe – que ela chamava de José – houve um castro romance. O próprio Garibaldi, em suas memorias, escreveu “uma delas, Manoela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do Presidente.  A Guerra dos Farrapos continua e uma nova missão – que o levaria até Anita, muda os planos do italiano e o amor pro Manoela. A ordem recebida por Garibaldi, chefe da Marinha Rio-Grandense, era difícil de ser cumprida: “Apoiar com seus lanchões as forças de David Canabarro incumbida de tomar Laguna, a fim de ali estabelecer um porto, h...

GRANJA CAROLA

  Granja Carola / Iesa Alunas: Patrícia e Tatiane A Granja Carola possui uma longa história, remontando a um período em que suas terras haviam sido abandonadas por seus antigos proprietários. Anteriormente, nesta região, eram comercializados queijos, iogurtes e a nata, que desfrutavam de grande sucesso. Conta-se que o proprietário da época obteve tanto lucro que enriqueceu e decidiu deixar a propriedade, não mais demonstrando interesse por essas terras. Foi então que nossos patrões chegaram, estabeleceram-se aqui e entraram em disputa legal pela posse das terras, aparentemente obtendo sucesso nessa empreitada. Granja Carola Atualmente, a Granja Carola é dedicada ao cultivo de arroz, mas há planos para o futuro de construir uma fábrica e um porto de navegação. A ideia é fabricar navios e gerar empregos para uma considerável parcela da população. Já existe uma placa informativa na entrada das terras, indicando esses projetos. A iniciativa trará inúmeros benefícios para nossa c...