Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Minha Cidade

Irmãos José e João Leão.

Conhecendo Minha Cidade

Saldino Antonio Pires

Editora Folha Mineira



Autor: Alexandre Teixeira Lopes - Turma: 61/ 2010

Origem de Charqueadas

Foi José Manuel de Leão o primeiro charqueador que adquiriu estas terras em 1811 e nela estabeleceu uma charqueada de bovinos, indústria que prosperou, dando fortuna ao seu proprietário. Este estabelecimento originou o nome de nossa cidade, Charqueadas.

Primeiros Habitantes

Nas terras que hoje formam a nossa região, uma dezena de homens aqui chegaram, entre eles, um capitão do exército português de nome Francisco Correia Sarafana, que aportou aqui nesta terra, junto ao Arroio dos Ratos.

O Charque

Quase todas as charqueadas estavam localizadas ao longo de cursos d’água que permitissem o acesso fácil até o mar. Pelo rio Jacuí inúmeros barcos transportavam até o porto de Rio Grande o charque, sebo e os couros.

As tropas de gado perfaziam grandes distâncias, muitas vezes, dias de viagens, até chegar às grandes mangueiras.

Um por um, o gado era levado para um piso de laje onde eram abatidos pelos escravos. Retalhado a animal em pequenos pedaços de carne, eram levados aos salgadeiros. Depois de salgada a carne era empilhada para curtir por alguns dias e após posta em varais para secarem ao sol e ao vento.

Emancipação

Toda a vila, um dia cresce, se desenvolve e quer ficar cidade. Foi por estas e outras razões que a população charqueadense decidiu a sua emancipação do município-mãe São Jerônimo.

Localização

Charqueadas está localizada na margem direita do rio Jacuí, a quinze metros acima do nível do mar. É um município pequeno, com uma área 218.736 Km². Seu solo é argiloso e médio. O relevo é plano a suavemente ondulado, inclinado para o sul formando uma baixada.

O município fica situado na Depressão Central do estado do Rio Grande do Sul.

Fontes de Riqueza: Carvão

Em 1882 a antiga companhia mineradora, hoje Copelmi Mineração Ltda. Resolveu fazer em Charqueadas o seu porto de embarque do carvão extraído as minas de Arroio dos Ratos. O porto das minas esteve ativo por 70 anos.

Símbolos do Município

Os símbolos do município de Charqueadas, o brasão e a bandeira foram criados no ano de 1983, por Tânia Ferreira.

O brasão é usado impresso em documentos da administração municipal. Ele é formado por um escudo de contorno azul, representando o céu e a água, dividindo-se em seis partes. Na parte superior, em cor marrom o telhado de uma indústria, logo abaixo um cadinho derramando aço líquido em cor vermelha. No lado esquerdo, em cor preta um carrinho abaixo, em cor amarela uma lâmpada acesa sobre dois raios luminosos. Abaixo do escudo, em letras pretas, o nome do município e a data do plesbicito.

A bandeira é retangular, medindo 1,12 x 1,60m, e tem as seguintes cores: amarela formando um triângulo na parte superior; preta formando o meio, tendo ao centro o brasão; vermelha, formando um triângulo em sentido contrário ao de cima. A bandeira é hasteada em ocasiões e datas importantes.

Jacuí, o rio gerou a cidade

Charqueadas não foi fundada por imigrantes, mas gerada pelo rio Jacuí. Foi por ele que chegaram os primeiros habitantes, foi graças a ele que se criaram indústrias de charque que deram o nome a esta localidade. Foi também por causa do rio e de suas barrancas que em 1882, transformaram Charqueadas no Porto das Minas. Por setenta anos embarcou carvão para Porto Alegre e Rio Grande, empregando centenas de operários.

Autor: Alexandre Teixeira Lopes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv...

MANOELA: O AMOR GAÚCHO DE GARIBALDI

HISTORIADORA ELMA SANT'ANA Manuela de Paula Ferreira, imagem do século XIX Em Camaquã, na Estância da Barra de Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, vivia Manoela com seus familiares. Vieram de Pelotas, que estava ocupada pelos imperiais.  Manoela se enamorou perdidamente por Garibaldi, mas ela era destinada a um filho do comandante Farroupilha. Entre Manoela e Giuseppe – que ela chamava de José – houve um castro romance. O próprio Garibaldi, em suas memorias, escreveu “uma delas, Manoela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do Presidente.  A Guerra dos Farrapos continua e uma nova missão – que o levaria até Anita, muda os planos do italiano e o amor pro Manoela. A ordem recebida por Garibaldi, chefe da Marinha Rio-Grandense, era difícil de ser cumprida: “Apoiar com seus lanchões as forças de David Canabarro incumbida de tomar Laguna, a fim de ali estabelecer um porto, h...

GRANJA CAROLA

  Granja Carola / Iesa Alunas: Patrícia e Tatiane A Granja Carola possui uma longa história, remontando a um período em que suas terras haviam sido abandonadas por seus antigos proprietários. Anteriormente, nesta região, eram comercializados queijos, iogurtes e a nata, que desfrutavam de grande sucesso. Conta-se que o proprietário da época obteve tanto lucro que enriqueceu e decidiu deixar a propriedade, não mais demonstrando interesse por essas terras. Foi então que nossos patrões chegaram, estabeleceram-se aqui e entraram em disputa legal pela posse das terras, aparentemente obtendo sucesso nessa empreitada. Granja Carola Atualmente, a Granja Carola é dedicada ao cultivo de arroz, mas há planos para o futuro de construir uma fábrica e um porto de navegação. A ideia é fabricar navios e gerar empregos para uma considerável parcela da população. Já existe uma placa informativa na entrada das terras, indicando esses projetos. A iniciativa trará inúmeros benefícios para nossa c...