Rua Ricardo Louzada
Trabalho realizado pelas alunas:
Dailaine e Sara
Turma:72
Que entrevistaram primeiramente o jornalista Saldino Antonio Pires.
Professor orientador de História: José Edimilson Kober
Quem foi Ricardo Louzada?
Ricardo Louzada, foi um morador antigo da cidade de charqueadas . Lá pelo ano de 1920 , começou a trabalhar no Cadem –Consórcio Minerador , que naquela época hávia tranformado a Charqueadas , em porto de embarque do carvão que era extraido em Arroio dos Ratos .
Como era seu trabalho?
Em seu trabalho no setor de lavagem do carvão ,
um acidente , com um cabo de aço , amputou-lhe uma das pernas . Mais tarde , já recuperado , voltou a trabalhar na mesma empresa , agora na chefia do escritório da mineradora.
O que fez a rua receber seu nome?
Na década de 1960 , a câmara de vereadores de São Jerônimo , homenageou este cidadão , batizando está rua com seu nome RICARDO LOUZADA. Hoje sua descendência não reside mais em charqueadas , somente alguns sobrinhos.
A entrevistando:
Professora: Célia Marina Cezimbra Silva
Moradora a vinte anos da Ricardo Louzada
A casa onde Célia Marina mora fica na Rua Ricardo Louzada. A casa pertencia família, Andrades que foram os primeiros moradores desde a época do charque, naquele tempo a rua era considerada a principal de Charqueadas, lá havia o Cinema,o principal hotel Beira Rio, tinha um porto onde chegava as lanchas e o transporte.
Antigamente a rua era bem movimentada porque era o centro. Hoje em dia afirma Célia que não é tão movimentada e que está abandonada e como parte da História não tem nenhum reconhecimento das pessoas, elas deveriam valorizar mais as ruas e prédios Históricos.
A moradora Célia diz que há Histórias de assombrações na rua. Como a da figueira do bar antigo,dizem que os escravos eram enterrados de baixo da figueira que á noite os moradores escutavam corrrentes arrrastando.Tambem falam que tem tessouros enterrados junto com os corpos dos escravos.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.