PELA INTERNET
Criar meu web site
Fazer minha homepage
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleje
Que veleje nesse informar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu velho orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut acessar
O chefe da Macmilícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus pra atacar programas no Japão
Eu quero entrar na rede pra contactar
Os lares do Nepal, os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar
(GILBERTO GIL)
Os alunos da turma 64, das sétimas e oitavas séries, do turno da manhã, foram desafiados a construir um blog, constando uma parte pessoal e outra com conteúdos de História.
Receberam questões as quais deveriam ser pesquisadas em livros e internet. Os trabalhos foram entregues e corrigidos pelo professor. Na etapa seguinte passaram a preencher um cadastro no Google, criando uma conta, e-mail e senha. Os trabalhos foram devolvidos aos alunos que passaram a construir seus blogs. Digitaram, inseriram imagens relacionadas com os conteúdos, e depois de publicadas as postagens passaram a trabalhar em seus perfis.
Após os trabalhos concluídos, os alunos passaram a visitar os blogs dos colegas e escreveram mensagens a estes, trocando pareceres e interagindo. Acreditamos estar realizando um trabalho de inclusão digital, já que todos os alunos passam a ter seu próprio blog, e-mail e conta no Google.
Desta forma, penso, estar oportunizando um ambiente instigante, motivador e possibilitador da aprendizagem mais elaborada e com autonomia. É importante auxiliar o aluno tanto na aprendizagem da História como no manuseio dos computadores usufruindo de seus benefícios. As crianças terão capacidade para enfrentar as situações onde são necessários os conhecimentos tecnológicos, como em bancos, supermercados, caixas eletrônicos, cartões de crédito, etc. E com estes conhecimentos vão concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.
Essa atividade foi realizada em conjunto com a professora orientadora do laboratório de informática Daura Santos.
Caro Professor, venho aqui parabeniza-lo por tão inspirador projeto. Realmente e pesquisa científica instiga os educandos a buscarem mais respostas para as hipóteses históricas. Sou presidente e fundadora do Instituto de Pesquisa Histórica Regional (IPHR), e me orgulho de ver que a micro história esta ganhando espaço na educação. Encontrei seu endereço no Café História.
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