Pular para o conteúdo principal

OS FESTIVAIS DA CANÇÃO

 ENTREVISTADO JOÃO ALBERTO DE PAULA

SEU TURBINA



ALUNAS ENTREVISTADORAS: 

Nicoli de Vargas & Julia T. Teixeira


1) Como surgiu o Festival da Canção? Quando e como aconteceu? Qual administração?

Na verdade os festivais de Charqueadas começaram antes da emancipação, nós tivemos dois, organizados pela secretaria de educação da época e depois quando Charqueadas se emancipa. O prefeito ganha a eleição — Anápio Ferreira— ele encomenda para a secretária de educação da época que tinha um departamento do desporto de cultura um festival que nós não conseguimos fazer ainda no primeiro ano, no segundo ano de administração que é “84”, então nós começamos esse processo e fomos estudando uma série de regulamentos de outros festivais até se chegar num consenso de uma forma de fazer um festival que fosse abrangente, popular, que fosse nativista, que tivesse todas as gamas e as formas de fazer música e foi isso que nós fizemos, ainda com o nome de Festival da Canção de Charqueadas. 



2) Como a população recebeu o primeiro festival? Participou das apresentações? Quais foram os finalistas e suas músicas? 

Havia essa participação grandiosa nos anteriores é que Charqueadas começou ter equipamentos, equipamento que eu digo para abrigar o público, por exemplo tinha o ginásio da AFAÇO, em seguida já tivemos o ginásio dos Metalúrgicos, tinha outros espaços públicos e isso provocava na população as atividades culturais. Finalistas: 1º lugar “É preciso cantar” (Valdenir Silva) o 2º lugar é “Hein João!? ( Carlos Patrício) o 3º lugar “Chorologia ” Taulo Araújo com o grupo Voz Ativa. A melhor intérprete: Leninha Santos O melhor intérprete masculino: Carlos Roberto de Campos, que é o ganhador do festival, é o primeiro. 

3) Vinham pessoas de outras cidades com o objetivo de participar ou assistir o festival? Ainda no primeiro vinham pessoas de outras cidades? 

A participação de músicos inscritos era aberta para todo o estado e realmente já o vencedor era uma pessoa acredito que seja de Porto Alegre. 



4) Sobre o segundo festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados? 

Ainda no local Esporte Ginásio da AFAÇO. O primeiro lugar “Pó de Carvão” com Hermes Fagundes — que é o fotógrafo. Segundo lugar “Menino de rua” com Gildo Campos — um músico aqui de Triunfo esse cara é autor da música mais famosa da Berenice Azambuja essa música dele já foi gravada por Chitãozinho e Chororó não sei se é panela velha, mas é uma música famosa aí. O terceiro lugar “musicarte” de Carlos Patrício. O quarto lugar “Rebento” de Beto Hermam. Aí temos o resultado de melhor arranjo, melhor intérprete feminino e masculino, melhor conjunto vocal, música mais popular.

 5) Sobre o terceiro festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados? 

Funcionava do mesmo jeito que os anteriores? O modelo era o mesmo. Terceiro Jacuí Festival de Charqueadas, também foi realizado no ginásio da AFAÇO. O primeiro lugar também é do Hermes Fagundes é a música “Do pastoreio" Hermes Fagundes. O segundo lugar “Estrela de isopor” de Paulo Grillo. Terceiro lugar “Canção do sonhador” de Hermes Fagundes — o cara arrebatou o festival é que depois do primeiro festival que ele ganhou ele faz uma parceria com o coral da Aços Finos Piratini e aí ele faz letras para que sejam cantadas pelo coral, claro com instrumentação, com tudo, mas ele pegou o veio da coisa. Inclusive depois teve um grande festival do SESI que aconteceu em Charqueadas regional ele também ganhou o festival. O melhor intérprete masculino foi o Beto Hermam com a música “Raoni”. Melhor intérprete feminina com Geisa Romani com a música “Canção do sonhador”. Consagração popular “Quando eu para pensar” com Luis Bassan. E tinha uma votação do público, sabe? 

6) Sobre o quarto festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados? 

Funcionava de que forma eles foram premiados? Funcionava do mesmo jeito que os anteriores? Isso todos seguiram a mesma… Jacuí Festival de Charqueadas. Local: Ginásio de esportes da AFAÇO. Primeiro lugar “Uma nova raça”. Segundo lugar “Introvertido, envergonhado, sei lá o que” de Pedro Munhoz. Terceiro lugar “Rio de Infância” de Juarez, Claudiomar, Santos, Paulo Camboim. Consagração popular “Pagode do Cruzado” (Alberto França Vargas). Melhor arranjo “a casa bem assombrada” (Carlos Patrício). Melhor instrumentista ( Alexandre Vieira) com a “A casa bem assombrada” Melhor conjunto vocal “ Beto Hermam e grupo (Uma nova raça). Melhor intérprete masculino “Jaime Júnior” com (rio de infância Melhor intérprete feminino Janete Siqueira (Aldeia de Pedro Munhoz). 

7) Sobre o quinto festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados?

oval: Ginásio de esportes da AFAÇO. Primeiro lugar “Auê, América Latina de Marco Juarez Reichter. Segundo lugar Encharcados de Leandro Lemos. Melhor arranjo “Auê, América Latina de Marco Juarez Reichter” "Auê, América Latina" (Marco Juarez Reichter) * MELHOR INTÉRPRETE FEMININO: Lúcia Oliveira (Retalhos Urbanos) *MELHOR INSTRUMENTISTA: Mário Marmontel ("Soneto, Pão e Manteiga") * MELHOR INTÉRPRETE MASCULINO: Leandro Lemos ("Encharcados") 

8) Como eram financiados os Festivais da Canção? Havia patrocinadores? Os festivais geraram uma renda? Havia lucro para a prefeitura? 

Na verdade, os festivais, poder público tinha que investir em Cultura eu na minha ótica desde que me conheço dentro do poder público eu acho que as pessoas pagam IPTU para que a prefeitura a recolha o teu lixo e faça o sistema de esgoto de drenagem de asfalto isso aquilo e está dentro desse percentual uma parcela para a cultura e a prefeitura tem que devolver isso para o cidadão, através de um festival de música, através de um rodeio, de uma gincana e lá na época que nós fazíamos ainda era cobrado o ingresso, mas era mais como uma forma de organizar o público e por exemplo impedir uma superlotação. Na verdade, o poder público não contava como um lucro o valor arrecadado no máximo para cobrir algumas despesas. 

9) Na época, Nelson Coelho de Castro já era conhecido regionalmente? O que o senhor lembra deste músico? 

Sim, Nelson Coelho de Castro fez muitos shows. Festival ele não chegou a fazer, fez alguns shows no Clube (Clube Tiradentes). Ele era conhecidíssimo, inclusive tem até um samba dele que era ruim “vim vadiá, vim vadiá” fica assim… 

10) De quais músicos o senhor e sua esposa mais gostavam? Quais as músicas preferidas de vocês? 

Tem uma música, voltamos ao Beto Hermam, que eu não sei se tu vai achar em algum lugar, que se chama “Rebento”, é uma coisa fantástica [...]. Eu acho que aquela letra é um plágio de algum poema português, que ele escreveu nos festivais de letra, ela começa e depois vai evoluindo, evoluindo; ele tinha uma voz para fazer isso. A música crescia uma imensidão, pela qualidade, pela poesia, por uma série de fatores, um troço fantástico. Muito bom músico. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HISTÓRIA DA AÇOS FINOS PIRATINI

Leandra Carvalho de Souza Pietro Vinícius Borges Pereira Thaissa Lorrana Naatz de Souza 9C/2018 I-INTRODUÇÃO O trabalho resgata a história da empresa Aços Finos Piratini desde o início do ano de 1973 até nossos dias de 2018.O que Aços Finos Piratini faz: é uma usina siderúrgica voltada para atender principalmente à indústria automotiva. II-JUSTIFICATIVA É importante que a população de Charqueadas compreenda a importância econômica e social desta empresa para história deste município. O significado da construção de um bairro para que os funcionários, que vinham de outros lugares, morassem em Charqueadas. Bem como a construção de um ginásio de esportes e um clube. E até mesmo a ponte que dá acesso a cidade foi construída pela Aços Finos Piratini. São exemplos da relevância desta empresa para o município. III-PROBLEMA Investigar a História da Aços Finos Piratini de sua origem até os dias de hoje buscando fontes históricas diversas. Compreender como se desenv...

MANOELA: O AMOR GAÚCHO DE GARIBALDI

HISTORIADORA ELMA SANT'ANA Manuela de Paula Ferreira, imagem do século XIX Em Camaquã, na Estância da Barra de Dona Antônia, irmã do General Bento Gonçalves, vivia Manoela com seus familiares. Vieram de Pelotas, que estava ocupada pelos imperiais.  Manoela se enamorou perdidamente por Garibaldi, mas ela era destinada a um filho do comandante Farroupilha. Entre Manoela e Giuseppe – que ela chamava de José – houve um castro romance. O próprio Garibaldi, em suas memorias, escreveu “uma delas, Manoela, dominava absolutamente a minha alma. Não deixei de amá-la, embora sem esperança, porque estava prometida a um filho do Presidente.  A Guerra dos Farrapos continua e uma nova missão – que o levaria até Anita, muda os planos do italiano e o amor pro Manoela. A ordem recebida por Garibaldi, chefe da Marinha Rio-Grandense, era difícil de ser cumprida: “Apoiar com seus lanchões as forças de David Canabarro incumbida de tomar Laguna, a fim de ali estabelecer um porto, h...

GRANJA CAROLA

  Granja Carola / Iesa Alunas: Patrícia e Tatiane A Granja Carola possui uma longa história, remontando a um período em que suas terras haviam sido abandonadas por seus antigos proprietários. Anteriormente, nesta região, eram comercializados queijos, iogurtes e a nata, que desfrutavam de grande sucesso. Conta-se que o proprietário da época obteve tanto lucro que enriqueceu e decidiu deixar a propriedade, não mais demonstrando interesse por essas terras. Foi então que nossos patrões chegaram, estabeleceram-se aqui e entraram em disputa legal pela posse das terras, aparentemente obtendo sucesso nessa empreitada. Granja Carola Atualmente, a Granja Carola é dedicada ao cultivo de arroz, mas há planos para o futuro de construir uma fábrica e um porto de navegação. A ideia é fabricar navios e gerar empregos para uma considerável parcela da população. Já existe uma placa informativa na entrada das terras, indicando esses projetos. A iniciativa trará inúmeros benefícios para nossa c...