ENTREVISTADO JOÃO ALBERTO DE PAULA
SEU TURBINA
ALUNAS ENTREVISTADORAS:
Nicoli de Vargas & Julia T. Teixeira
1) Como surgiu o Festival da Canção? Quando e como aconteceu? Qual administração?
Na verdade os festivais de Charqueadas começaram antes da emancipação, nós tivemos dois, organizados pela secretaria de educação da época e depois quando Charqueadas se emancipa. O prefeito ganha a eleição — Anápio Ferreira— ele encomenda para a secretária de educação da época que tinha um departamento do desporto de cultura um festival que nós não conseguimos fazer ainda no primeiro ano, no segundo ano de administração que é “84”, então nós começamos esse processo e fomos estudando uma série de regulamentos de outros festivais até se chegar num consenso de uma forma de fazer um festival que fosse abrangente, popular, que fosse nativista, que tivesse todas as gamas e as formas de fazer música e foi isso que nós fizemos, ainda com o nome de Festival da Canção de Charqueadas.
2) Como a população recebeu o primeiro festival? Participou das apresentações? Quais foram os finalistas e suas músicas?
Havia essa participação grandiosa nos anteriores é que Charqueadas começou ter equipamentos, equipamento que eu digo para abrigar o público, por exemplo tinha o ginásio da AFAÇO, em seguida já tivemos o ginásio dos Metalúrgicos, tinha outros espaços públicos e isso provocava na população as atividades culturais. Finalistas: 1º lugar “É preciso cantar” (Valdenir Silva) o 2º lugar é “Hein João!? ( Carlos Patrício) o 3º lugar “Chorologia ” Taulo Araújo com o grupo Voz Ativa. A melhor intérprete: Leninha Santos O melhor intérprete masculino: Carlos Roberto de Campos, que é o ganhador do festival, é o primeiro.
3) Vinham pessoas de outras cidades com o objetivo de participar ou assistir o festival? Ainda no primeiro vinham pessoas de outras cidades?
A participação de músicos inscritos era aberta para todo o estado e realmente já o vencedor era uma pessoa acredito que seja de Porto Alegre.
4) Sobre o segundo festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados?
Ainda no local Esporte Ginásio da AFAÇO. O primeiro lugar “Pó de Carvão” com Hermes Fagundes — que é o fotógrafo. Segundo lugar “Menino de rua” com Gildo Campos — um músico aqui de Triunfo esse cara é autor da música mais famosa da Berenice Azambuja essa música dele já foi gravada por Chitãozinho e Chororó não sei se é panela velha, mas é uma música famosa aí. O terceiro lugar “musicarte” de Carlos Patrício. O quarto lugar “Rebento” de Beto Hermam. Aí temos o resultado de melhor arranjo, melhor intérprete feminino e masculino, melhor conjunto vocal, música mais popular.
5) Sobre o terceiro festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados?
Funcionava do mesmo jeito que os anteriores? O modelo era o mesmo. Terceiro Jacuí Festival de Charqueadas, também foi realizado no ginásio da AFAÇO. O primeiro lugar também é do Hermes Fagundes é a música “Do pastoreio" Hermes Fagundes. O segundo lugar “Estrela de isopor” de Paulo Grillo. Terceiro lugar “Canção do sonhador” de Hermes Fagundes — o cara arrebatou o festival é que depois do primeiro festival que ele ganhou ele faz uma parceria com o coral da Aços Finos Piratini e aí ele faz letras para que sejam cantadas pelo coral, claro com instrumentação, com tudo, mas ele pegou o veio da coisa. Inclusive depois teve um grande festival do SESI que aconteceu em Charqueadas regional ele também ganhou o festival. O melhor intérprete masculino foi o Beto Hermam com a música “Raoni”. Melhor intérprete feminina com Geisa Romani com a música “Canção do sonhador”. Consagração popular “Quando eu para pensar” com Luis Bassan. E tinha uma votação do público, sabe?
6) Sobre o quarto festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados?
Funcionava de que forma eles foram premiados? Funcionava do mesmo jeito que os anteriores? Isso todos seguiram a mesma… Jacuí Festival de Charqueadas. Local: Ginásio de esportes da AFAÇO. Primeiro lugar “Uma nova raça”. Segundo lugar “Introvertido, envergonhado, sei lá o que” de Pedro Munhoz. Terceiro lugar “Rio de Infância” de Juarez, Claudiomar, Santos, Paulo Camboim. Consagração popular “Pagode do Cruzado” (Alberto França Vargas). Melhor arranjo “a casa bem assombrada” (Carlos Patrício). Melhor instrumentista ( Alexandre Vieira) com a “A casa bem assombrada” Melhor conjunto vocal “ Beto Hermam e grupo (Uma nova raça). Melhor intérprete masculino “Jaime Júnior” com (rio de infância Melhor intérprete feminino Janete Siqueira (Aldeia de Pedro Munhoz).
7) Sobre o quinto festival. Onde ele se realizou ? Quais foram os músicos que se destacaram? O senhor lembra de que forma eles foram premiados?
oval: Ginásio de esportes da AFAÇO. Primeiro lugar “Auê, América Latina de Marco Juarez Reichter. Segundo lugar Encharcados de Leandro Lemos. Melhor arranjo “Auê, América Latina de Marco Juarez Reichter” "Auê, América Latina" (Marco Juarez Reichter) * MELHOR INTÉRPRETE FEMININO: Lúcia Oliveira (Retalhos Urbanos) *MELHOR INSTRUMENTISTA: Mário Marmontel ("Soneto, Pão e Manteiga") * MELHOR INTÉRPRETE MASCULINO: Leandro Lemos ("Encharcados")
8) Como eram financiados os Festivais da Canção? Havia patrocinadores? Os festivais geraram uma renda? Havia lucro para a prefeitura?
Na verdade, os festivais, poder público tinha que investir em Cultura eu na minha ótica desde que me conheço dentro do poder público eu acho que as pessoas pagam IPTU para que a prefeitura a recolha o teu lixo e faça o sistema de esgoto de drenagem de asfalto isso aquilo e está dentro desse percentual uma parcela para a cultura e a prefeitura tem que devolver isso para o cidadão, através de um festival de música, através de um rodeio, de uma gincana e lá na época que nós fazíamos ainda era cobrado o ingresso, mas era mais como uma forma de organizar o público e por exemplo impedir uma superlotação. Na verdade, o poder público não contava como um lucro o valor arrecadado no máximo para cobrir algumas despesas.
9) Na época, Nelson Coelho de Castro já era conhecido regionalmente? O que o senhor lembra deste músico?
Sim, Nelson Coelho de Castro fez muitos shows. Festival ele não chegou a fazer, fez alguns shows no Clube (Clube Tiradentes). Ele era conhecidíssimo, inclusive tem até um samba dele que era ruim “vim vadiá, vim vadiá” fica assim…
10) De quais músicos o senhor e sua esposa mais gostavam? Quais as músicas preferidas de vocês?
Tem uma música, voltamos ao Beto Hermam, que eu não sei se tu vai achar em algum lugar, que se chama “Rebento”, é uma coisa fantástica [...]. Eu acho que aquela letra é um plágio de algum poema português, que ele escreveu nos festivais de letra, ela começa e depois vai evoluindo, evoluindo; ele tinha uma voz para fazer isso. A música crescia uma imensidão, pela qualidade, pela poesia, por uma série de fatores, um troço fantástico. Muito bom músico.
Comentários
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.