sexta-feira, 20 de agosto de 2010

“Sobre OS Homens Desta Terra”




“Povo que não preserva suas raízes, perde-se na construção de seu futuro.”

Trabalho realizado pela aluna Thamara Henn
Turma 83/2010



Eu li o livro sobre os Homens Desta Terra, a tragetória de fundação do sindicato dos mineiros de Butiá, Rio Grande do Sul, de Alessandro Wittowski e Tassiane Melo de Freitas editora Evangraf.Fiz um resumo contando alguns fatos.

A obra fala sobre a fundação do sindicato dos mineiros de Butia, narrando como foi fundado, em que ano(ou em que época) foi e quais foram responsáveis por esse feito.
No ano de 1881,iniciaram-se as atividades mineiras na em então Vila Butiá.
Em 1792, houve a primeira descoberta do carvão nas estâncias de Rio Pardo, atribuída a um soldado português; sendo assim, sucedem-se novas descobertas na região dos atuais municípios de Butiá, Arroio dos Ratos e São Jerônimo.
Em 1866,o governo Imperial concedeu privilégios ao inglês James Johnson para exploração e lavra de uma mina localizada na atual cidade de Arroio dos Ratos.
Em 09 de outubro de 1963 ocorreu a emancipação da antiga "Minas do Butiá"(em alusão as minas de carvão) e posteriormente, Butiá.
No livro aparecem várias fotos, algumas dessas fotos são recentes e outras são mais antigas. Também são citados alguns nomes, como o de Nicácio Teixeira Machado, gaúcho do Jaguarão, que incentivou a pesquisa do carvão no fim do século XIX. Também é citado o nome de James Johnson, um inglês que teve privilégios para explorar uma mina de Arroio dos Ratos.
O livro é perfeito para quem quer saber saber um pouco mais sobre o município de Butiá.

Atenciosamente Thamara Henn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário. Agradecemos.

PREVISÃO TEMPO